A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) lança o projeto “Empoderamento das mulheres e meninas em Cabo Verde: O caminho para o desenvolvimento”, financiado pelos Estados Unidos no valor de 150 mil dólares.
O projeto que tem a duração de dois anos, tem como objetivo o reforço do empoderamento económico e físico das mulheres e a eliminação das desigualdades de género, abrangendo três pilares, o reforço ao combate à violência com base no género (VBG) com ênfase nas questões da violação e do assédio sexual.
O reforço das oportunidades económicas das mulheres para que possam ter a autonomia financeira e o reforço da capacidade das instituições que trabalham com o empoderamento físico e económico das mulheres são os outros dois pilares.
O lançamento aconteceu na cidade da Praia e foi presidida pela ministra da Justiça, Joana Rosa aonde ressaltou a importância desse projeto e o papel das organizações não governamentais na promoção e no empoderamento das mulheres e meninas no país.
Para Joana Rosa, “É sempre bom o Estado poder contar também com as ONG a trabalharem e a desenvolver políticas e ações visando o empoderamento das mulheres a autonomia financeira que acaba por criar também a autonomia política e a mulher acaba por sentir-se mais autónoma”.
Para o embaixador dos EUA, embaixador Jeff Daigle, que também esteve presente afirmou que “Esses são elementos essenciais para o desenvolvimento das sociedades onde todos são respeitados, todos são livres e têm oportunidade de atingir todo o seu potencial. Essas ideias refletem os valores fundamentais que os EUA e Cabo Verde partilham, e esse projeto visa complementar os passos que Cabo Verde já deu para apoiar as mulheres e aumentar sua representação no Governo”,
O projeto é financiado no quadro do Fundo Regional da Democracia em África através do Governo dos Estados Unidos da América, cujo objetivo é de promover a democracia, os direitos humanos, o respeito pelo Estado de direito e a participação da sociedade civil.