Os jardins-de-infância da OMCV, Organização das Mulheres de Cabo Verde, na ilha do Fogo, iniciaram o novo ano letivo com um número recorde de crianças dos 0 aos 5 anos. Ao todo, acolhem 417 crianças.
Foi a 8 de setembro que os seis jardins-de-infância da OMCV, em São Filipe, ilha do Fogo, abriram as portas para receberem crianças para o arranque do ano letivo 2021/2022. Este ano, a procura por parte dos pais e encarregados de educação superou as expectativas.
Maria Garcia, delegada da OMCV em São Filipe, garante que “nunca estes jardins tinham recebido tantas crianças”.
O aumento de crianças, a cada ano, tem criado alguns desafios. Mas, a delegada da OMCV, assegura que têm sabido dar respostas à elevada procura.
“Quase todos os jardins da OMCV foram reabilitados, ao longo dos últimos anos. Estamos em condições de trabalhar e adaptar a qualquer circunstância. (…) o número de crianças aumentou exponencialmente e nós tivemos que aumentar o número de pessoal ,principalmente, cuidadores de infância”, afirma Maria Garcia.
Uma ajuda para as famílias
Os jardins da OMCV têm facilitado a vida de muitas famílias em São Filipe. O seu horário de funcionamento permite, por exemplo, que os pais que trabalham tenham um lugar seguro para deixarem os seus filhos.
“Trabalhamos com crianças cujos pais pertencem ao grupo 1 e 2 do Cadastro Social Único e que precisam de estar no jardim. Estas crianças não pagam nada e tem todo o apoio da OMCV (…). Também, apoiamos algumas famílias das nossas crianças com cestas básicas, sobretudo, as que são numerosas e que têm crianças com deficiências…”, explica a delegada.
As crianças que frequentam os jardins da OMCV são bem cuidadas, garante Maria Garcia. Diariamente, diz, elas têm direito a duas refeições e ainda colchões para o repouso.
A segurança destes pequeninos também está garantida. Trinta funcionários de áreas diversas trabalham nos seis jardins para garantir que tudo esteja em ordem, para que os meninos e meninas se sintam bem.
Obras em curso
A delegada da OMCV revela que a instituição tem em curso obras de reconstrução e modernização do jardim de Patim, que passará a ter capacidade para acolher um maior número de crianças.
Segundo diz, este será o jardim o mais moderno desta organização no município de São Filipe. As obras ficarão prontas em 2022,conclui aquela responsável.
Para manter os jardins em atividade, a OMCV conta com o financiamento de parceiros como a Cooperação Portuguesa e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, através do Gabinete de Estratégia e Planeamento deste país europeu.