O Fundo do Canadá para Iniciativas Locais (CFLI) financiou em 35 mil dólares o projeto de “Empoderamento económico de mães solteiras e vítimas de violência de género” da Organização das Mulheres de Cabo Verde, OMCV, que será implementado nas zonas periféricas dos municípios da Praia e Santa Catarina de Santiago.
As beneficiárias são mulheres cuja situação económica e social foi agravada pela pandemia de Covid-19.
O projeto visa formar trinta chefes de família em empreendedorismo com recurso à metodologia “GET AHEAD – Mulheres e Empreendedorismo’’.
Após a formação, elas receberão assistência técnica e matéria-prima para desenvolverem as suas atividades geradoras de rendimento.
A ideia é que, ao longo do tempo, estas mulheres tenham um meio de subsistência sólido para proporcionar melhores condições de vida às suas famílias.
Ainda no âmbito do projeto, beneficiarão de ações de sensibilização sobre a violência baseada no género para terem conhecimentos sobre as formas de denúncias e de apoio às vítimas da VBG.
Com estas ações de capacitação e sensibilização, as beneficiárias do projeto ficarão mais conscientes dos seus direitos e em condições psicológicas e financeiras para saírem da situação de violência.