O Centro de Formação e Capacitação Profissional da OMCV, Organização das Mulheres de Cabo Verde, no Município de Tarrafal de Santiago, está a receber obras de reabilitação e expansão, orçadas em dezoito milhões de escudos. Estas intervenções visam dar respostas às demandas a nível da formação e capacitação profissional e outras atividades da OMCV, naquele concelho.
O edifício que antes era composto apenas por rés-do-chão, formado por três salas de formação, um escritório de microcrédito, dois apartamentos (T0 e T1), pátio interno e sanitários, será completamente remodelado e criado as condições para vir a suportar mais dois novos andares.
A primeira fase da obra que está em andamento, inclui a reabilitação do rés-do-chão e a construção do primeiro andar, que contará com uma área de receção, uma biblioteca, mais três salas de formação, um auditório com uma sala de apoio e mais uma outra anexa, bem como escritórios.
O prédio vai ganhar ainda um elevador que irá facilitar a circulação das pessoas, sobretudo, aquelas que são portadoras de deficiências.
Financiamento do projeto
As obras de reabilitação e expansão do Centro de Formação e Capacitação Profissional da OMCV em Tarrafal de Santiago são financiadas, substancialmente, pela Embaixada do Japão no Senegal.
O projeto, que também conta com o co-financiamento da OM CRÉDITO, precisa ainda de mais 5.000.000$00 (cinco milhões de escudos) para completar o valor total da obra.
Neste momento, a OMCV está a trabalhar para mobilizar o montante em falta.
Os trabalhos da primeira fase do projeto, começaram em abril de 2021 e prevê-se que sejam concluídos ainda no final deste ano.