Com o encerramento das fronteiras e o confinamento das pessoas em casa durante dois meses devido ao COVID-19, fez com que as mulheres das cooperativas Mãos de Cabo Verde que viviam da produção e comercialização de artesanatos acabassem por perder a capacidade financeira para produzir.
A Organização das Mulheres de Cabo Verde, ONG que tem como objetivo inicial a promoção e defesa dos direitos e deveres da mulher cabo-verdiana, foi beneficiada neste sentido, com um financiamento da TUI Care Foundation, num montante de € 9.517, doação esta proveniente do “Corona Relief Fund” para a implementação do projeto “Reforço da Capacidade Financeira das Cooperativas Mãos de Cabo Verde”.
O projeto tem uma duração de 6 meses onde serão entregues vários materiais de produção as mulheres das cooperativas, para possibilitar assim a retomada das suas atividades sem considerarem os principais custos das produções. Serão também entregues equipamentos de proteção individual e kits de higiene, onde cada kit terá: álcool gel, álcool 70%, máscaras, lavatório, detergentes diversos e rolos de papel. Essas mulheres participarão de um programa de sensibilização de forma a garantir que o retorno ao trabalho seja feito de forma segura e respeitando sempre as medidas de segurança no combate ao COVID-19.
Este projeto irá apoiar as mulheres na comercialização dos seus produtos e permitirá que se reintegrem no mercado de trabalho, sustentando a produção e expandindo assim as suas vendas, proporcionando inclusão social para as famílias pobres afetadas pela pandemia de Covid19.
O projeto será implementado nas várias cooperativas espalhadas pela ilha de Santiago, onde destacamos as cooperativas de: “Ponto de Encontro” e “Panu de Terra nós Tradison” na localidade Trás-os-Montes em Tarrafal, “Arte e Costura” em São Domingos, “Sulada” na localidade de Gouveia em Ribeira Grande de Santiago e a cooperativa “Arte e Cerâmicas” na zona de Fonte Lima em Santa Catarina.
A OMCV realiza parcerias do tipo sempre com o foco em apoiar as mulheres e diminuir assim os seus problemas financeiros no país.