Em parceria com a ONG Italiana PCN – Persone Come Noi, a OMCV- Organização das Mulheres de Cabo Verde, ONG que tem como objetivo primordial a promoção e defesa dos direitos e deveres da mulher cabo-verdiana, foi beneficiada com um financiamento da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, num montante de € 1.382.120 correspondente a 90% do total do orçamento para implementação do projeto “Apoio ao Micro Empreendedorismo Feminino Ambientalmente Sustentável no Sector do Turismo Rural Visando a Resiliência dos Setores Vulneráveis”.
O projeto está a ser implementado, nos Parques Naturais e áreas de amortecimento das ilhas de Santiago, Santo Antão e Fogo.
O objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria das condições de vida das mulheres, jovens e famílias, nas zonas rurais marginais de Cabo Verde, apoiando a capacidade de resiliência da população mais vulnerável, com especial atenção para o empoderamento das mulheres, a equidade do género e a sustentabilidade ambiental.
As duas ONG’s querem, através deste projeto, apoiar o desenvolvimento de um turismo rural e sustentável onde as comunidades são os protagonistas. Melhorias nas residências de algumas famílias que poderão hospedar turistas nas próprias casas; reabilitação e sinalização de alguns caminhos vicinais; realização de ações de formação para os guias turísticos e para as mulheres são algumas das atividades do projeto.
O projeto enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o objetivo 5 – Igualdade de Género, o 8 – Trabalho digno e crescimento económico e o 15 – Eco sistemas terrestres e biodiversidade.
Tem como parceiros, em Cabo Verde, a Direção Geral do Turismo e Transportes, a Direção Nacional do Ambiente, o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa “Mãos de Cabo Verde”, a OM Credito – MPC e em Itália, o Parque Natural dos Alpes Marítimos, a Cátedra UNESCO em Desenvolvimento Sustentável e Gestão do Território da Universidade de Turim, a Organização das Mulheres de Cabo Verde em Itália (OMCVI) e a empresa de comunicação Ironika.
OMCV/PCN, uma parceria forte num trabalho para apoiar as mulheres e diminuir os desequilíbrios socioeconómicos da sociedade cabo-verdiana!