A OMCV, criada oficialmente a 27 de março de 1981, conta atualmente com cerca de 12 mil membros inscritos e está filiada na Plataforma Nacional das ONG desde 1996. Focamo-nos no bem-estar social, económico e cultural da mulher, das famílias e da sociedade de Cabo-Verde. O balanço desde a fundação da OMCV, segundo a presidente Idalina Freire, é muito positivo considerando a resposta que tem sido dada a todas as necessidades requisitas por parte da nossa comunidade, com projetos bem sucedidos nas áreas da saúde, formação e capacitação profissional, educação, empreendedorismo feminino, e tantos outros.
No passado dia 27 de março, a Organização das Mulheres de Cabo Verde completou 38 anos de existência, um marco importante, que recorda as circunstâncias complicadas em que se iniciou o trabalho da instituição, “uma conjuntura – histórica – completamente diferente da atual”, declarou a presidente.
O objetivo com a Gala Oru Femia, mais do que uma celebração, foi também uma homenagem às mulheres cabo-verdianas e ao seu contributo no engrandecimento do nosso país. Para o efeito, foram convidados Elida Almeida, Princezito, Hélio Batalha, Éder Xavier e outros, pelo que toda população estava convidada para se juntar à celebração de mais um ano de vida da OMCV e o Dia da Mulher Cabo-verdiana. #galaomcv#aniversarioomcv